fbpx

Quais os cuidados que homens devem ter antes de uma cirurgia plástica

  • 14 de maio de 2019

Foi se o tempo em que cirurgias plásticas era apenas um assunto feminino, e apesar de elas ainda serem maioria, somente nos últimos 5 anos o número de homens que se submeteram ao procedimento quadruplicou segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Nesse artigo falaremos de alguns cuidados que os homens devem ter ao fazer esse tipo de cirurgia, mostrando também quais procedimentos são mais procurados por eles. Acompanhe:

 

Cuidados

 

Procedimentos de cirurgia plástica são invasivos e antes, durante e após a cirurgia existem alguns cuidados que devem ser tomados como regra, independente do tipo de cirurgia. Além, especificamente homens, precisam estar atentos, pois, existem características fisiológicas masculinas que exigem maior atenção nos cuidados.

 

Dentre os cuidados que podemos destacar e que são inerentes a todos, podemos citar:

 

1 — Busque informações sobre o médico

Apesar de ser importante contar com referências sobre o médico na hora de fazer uma plástica, você também deve estar atento se esse médico é realmente habilitado para desenvolver tal procedimento.

Atualmente a legislação brasileira permite que médicos recém-formados exerçam esse tipo de cirurgia, contudo, o ideal é que esse profissional possua um registro na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), para que seja atestada a sua expertise mais especificamente nessa área da medicina.

 

2 — Pratique alguns cuidados no pré-operatório.

Antes de fazer uma cirurgia plástica é preciso que o paciente evite bebidas alcoólicas, alguns tipos de medicamentos como, por exemplo, diuréticos, medicamentos anticoagulantes e anti-inflamatórios e evite o tabagismo por pelo menos 15 dias antes da data da cirurgia.

 

3 — Esteja atento aos cuidados no pós-operatório.

É após a cirurgia que você deve estar mais atento aos cuidados, e nesse momento, deve prestar atenção as orientações médicas que incluem não praticar atividades físicas, fazer repouso, não se expor ao sol, não dirigir veículos, restrições alimentares, uso de medicamentos e uso de cintas ou meias compressoras, por exemplo.

 

Esses são cuidados que todos devem tomar, porém como citei anteriormente o homem possui algumas especificidades que tornam a cirurgia um pouco mais arriscada, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

 

Os homens possuem maior vascularização sanguínea e também maior numero de glândulas sebáceas. Essas características aumentam os riscos de sangramento antes e após o procedimento e também contribuem para o surgimento de inchaços e hematomas no pós-operatório.

 

Aqui demos uma noção dos cuidados que devem ser tomados, porém o seu médico é a melhor pessoa para te orientar, considerando suas especificidades fisiológicas e hábitos.

 

Cirurgias que os homens mais fazem.

Segundos dados levantados pela SBCP os procedimentos mais procurados pelos homens variam conforme a idade do paciente. E Fazendo essa relação idade-cirurgia, podemos estabelecer o seguinte padrão de procedimentos mais feitos:

 

Até os 20 anos — Otoplastia (correção de orelhas de abano);

Dos 20 aos 30 anos — Ginecomastia (correção de mamas) e Rinoplastia (correção do nariz). Dos 30 aos 50 anos — Lipoaspiração e implantes capilares;

Dos 50 aos 60 anos — Blefaroplastia (retirada do excesso das pálpebras);

Após os 60 anos de idade — Ritidoplastia (eliminação de rugas).

 

É homem e pensa em fazer uma cirurgia plástica? Deixe nos comentários suas dúvidas e anseios a respeito do procedimento. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: