fbpx

Quando a busca pela beleza se torna perigosa?

  • 27 de junho de 2019

A vaidade é caracterizada como uma preocupação com a aparência com intuito de proporcionar prazer próprio e/ou admiração de terceiros. Dentro desse conceito não podemos afirmar que a vaidade seja algo negativo ou um pecado, contudo, quando exagerada, pode trazer diversos transtornos e até mesmo risco de vida ao afetado.

 

Casos de pessoas que vivem em função da beleza não são difíceis de encontrar. Esse perfil fica evidenciado naqueles que estão sempre fazendo dietas malucas de restrição alimentar, pessoas viciadas em procedimentos de cirurgia plástica e pessoas com fixação por academias e produtos de beleza, por exemplo.

 

Esse tipo de comportamento e a obseção pela beleza é altamente compreensível. A todo momento somos bombardeados por imagens de mulheres e homens esteticamente perfeitos e que estimulam que todos devem ser iguais para estar inserido num padrão ilusório de bem-estar e felicidade.

 

Na busca por esse padrão ideal, às vezes inatingível, as pessoas se submetem aos mais diversos tipos de artifícios que colocam sua saúde em risco. Dentre eles, podemos citar o uso de medicamentos controlados, se submeter a procedimentos estéticos duvidosos, uso de produtos de beleza milagrosos e realizar alterações corporais de forma não segura pela ânsia de resultados rápidos e de diminuir custos, por exemplo.

 

Portanto, fica evidente que a busca pelo equilíbrio é a melhor forma de não colocar sua saúde em risco, nada é milagroso. É preciso entender que cada pessoa possui características físicas próprias e tentar mudá-las a todo custo, colocando em risco sua saúde, não é uma boa alternativa.

 

É necessário que ao procurar alterar algo no seu corpo você seja realista e conte com ajuda profissional. Outro aspecto a ser pensado é a motivação, ela não pode ser estimulada por pressão social, mas sim por que esse é um desejo pessoal seu e que fará bem a você e não pela necessidade de se encaixar em padrões.

 

Conhece situações que a busca pela beleza tenha sido maléfica para a saúde de alguém? Compartilhe conosco nos comentários e ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: