fbpx

5 curiosidades sobre a cirurgia plástica

  • 11 de dezembro de 2018

A cirurgia plástica é uma área da medicina que evoluiu bastante no século XXI, principalmente com o advento da tecnologia e a busca de mulheres e homens por mudanças no corpo para se sentirem mais realizados.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer 5 curiosidades sobre esse universo que você nem imaginava que existiam. Confira!

O termo

A palavra plástica deriva de um termo em grego que significa moldar. Por isso, ela foi escolhida para determinar essa especialidade da medicina. A plástica nada mais é do que moldar o corpo, de acordo com os interesses e a vontade do paciente.

Idade das Trevas

A Idade Média é conhecida como Idade das Trevas, porque, nesse período, praticamente toda a pesquisa, estudo, conhecimento do mundo ficou parado e preso nas mãos da Igreja Católica que decidia o que era e o que não era informação.

A cirurgia plástica sofreu com isso. O avanço dessa área nessa época é praticamente nulo, já que a igreja comparava esse tipo de especialidade com algo pecaminoso e até pagão.

Reconstruções

A cirurgia plástica nasceu de uma necessidade de reconstruir e moldar partes dos corpos dos pacientes que passaram por alguma deformação, devido a um acidente, problema de saúde, ou até em guerras.

Tanto é que os principais avanços da cirurgia plástica no século XX ocorreram durante as duas guerras mundiais.

Fascismo x Nazismo

O líder fascista, Mussolini e o nazista Hitler usaram a cirurgia plástica para criar o chamado soldado perfeito. Eles moldaram um rosto e pediram para os cirurgiões fazerem as intervenções no tal soldado para ele representar todo o poder da Itália e da Alemanha.

Recorde

Em 2015, um recorde foi batido nos Estados Unidos. Mais de 500 mil lipoaspirações foram realizadas no país.

Gostou das curiosidades sobre a cirurgia plástica? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Compartilhe

Talvez você se interesse por: