fbpx

Mitos e verdades sobre cirurgias de troca de sexo

  • 20 de dezembro de 2018

A cirurgia de mudança de sexo gera bastante curiosidade e dúvidas por parte daqueles que não conhecem o procedimento. E com essas dúvidas acabam surgindo informações divergentes que podem ser tanto falsas como verdadeiras. Nesse artigo mostraremos os principais mitos e verdades sobre a cirurgia de troca de sexo.

Acompanhe:

O procedimento pode ser feito em crianças.

Essa informação é mito. Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Saúde a pessoa deve possuir no mínimo 18 anos para se submeter a mudança de sexo. Já para o tratamento hormonal a idade mínima é de 16 anos.

O processo para fazer a cirurgia pode levar até 2 anos.

Essa informação é verdadeira, pois, para fazer a cirurgia a pessoa precisa previamente passar por acompanhamento multidisciplinar para garantir que esse procedimento seja o mais indicado. Dentre os profissionais que participam desse longo processo de decisão e eleição para a cirurgia estão psicólogos, psiquiatras, ginecologistas, urologistas, assistentes sociais dentre outros.

A cirurgia masculina é mais fácil.

Essa informação é verdadeira. O procedimento de se transformar um pênis em uma vagina é menos complicado do que ao contrário. No procedimento de construção da vagina o paciente passa por apenas uma intervenção cirúrgica, já na construção do pênis a cirurgia é feita em etapas que podem chegar a até 5.

É burocrático mudar a documentação

Mito. A mudança dos documentos após feita a cirurgia é fácil e simples. O operado precisará apenas apresentar um laudo médico atestando que foi feita a alteração física do gênero. Caso a pessoa não tenha feito a cirurgia ainda o processo costuma ser muito mais demorado.

A cirurgia pode ser feita pelo SUS

Informação verdadeira. O Sistema Único de Saúde possui entre os seus procedimentos a cirurgia de mudança de gênero. Além da cirurgia que sai totalmente gratuita o paciente também tem acesso ao tratamento hormonal sem custos.

Achou o artigo interessante? Que tal compartilhar com seus amigos? E deixe seu like e possíveis dúvidas e sugestões. Sua opinião é muito importante para nós.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: