fbpx

5 atitudes que afastam a ansiedade e previnem da depressão

  • 7 de outubro de 2019

Pode ser muito difícil conviver com sintomas de ansiedade, e devido a sua constância, eles podem acarretar, até mesmo, quadros de depressão. Apesar do Brasil ser considerado um país festeiro e alegre, você sabia que estamos em primeiro lugar no ranking mundial de casos de ansiedade?

Diante disso buscar alternativas para afastar a ansiedade pode ser uma boa saída para evitar transtornos maiores. E é sobre isso que abordaremos no nosso artigo de hoje. Acompanhe:

1 — Movimente-se

A prática de exercícios físicos é uma atitude importante não somente para o bem-estar físico, mas também mental. Exercícios físicos regulares ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e aumentam o seu senso de bem-estar, pois, durante a prática você libera endorfina, um hormônio conhecido por proporcionar prazer.

Fique livre e atento para encontrar um exercício que você se sinta bem ao fazer, afinal fazer algo que você não gosta não pode ser bom em nenhuma circunstância. O recomendável é que você pratique alguma atividade física pelo menos 4 vezes por semana, durante 30 minutos.

2 — Tenha bons sonos

Um bom sono não significa apenas que você precisa dormir por pelo menos 8 horas, mas sim também que essas 8 horas precisam ser de qualidade. Caso a ansiedade esteja te preocupando ao ponto de fazer você passar noites acordadas, procure estabelecer uma rotina que ajude você a pegar no sono mais facilmente. Na internet você encontra um material vasto sobre o assunto.

3 — Evite ingerir alimentos estimulantes

Alimentos como o café, guaraná e Coca-Cola, por exemplo, comprovadamente aumentam sua ansiedade, pois, eles fazem com que seu cérebro e corpo trabalhem de maneira mais acelerada. Além, esses alimentos prejudicam você na hora de pegar no sono.

4 — Planeje horas de preocupação

Pode parecer engraçado, não é mesmo? Como assim eu devo ter uma hora para me preocupar? É o seguinte, especialistas recomendam que você deve separar um momento do seu dia para refletir nos seus medos e preocupações, de maneira tranquila e consciente. Dessa forma você consegue ter uma outra abordagem do que te deixa ansioso, livre de emoções momentâneas. Podendo assim, agir mais racionalmente.

5 — Respire fundo

Quando você para por um momento, se concentra na ansiedade e respira profunda e lentamente, o seu cérebro entende que as coisas estão ok. Além disso, essa prática ajuda a relaxar inclusive o seu corpo, como as tensões musculares, por exemplo.

Gostou das nossas dicas para diminuir a ansiedade? Conhece outras que gostaria de compartilhar conosco? Que tal ajudar outros leitores deixando-as no campo de comentários? E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: