Conheça a primeira cirurgia de reconstrução facial feita no mundo

• 21 de dezembro de 2018

O que a poucos anos atrás podia soar como ficção cientifica o transplante completo de face atualmente está se tornando um procedimento mais comum. Contudo, a cirurgia é muito complexa e número de profissionais envolvidos em uma única cirurgia pode chegar a 40. Nesse artigo mostraremos como foi a primeira cirurgia de reconstrução facial feita no mundo.

Acompanhe:

O primeiro transplante total de rosto foi realizado na França no ano de 2015. A paciente foi Isabelle Dinoire. Isabelle teve seu rosto desfigurado após o ataque do seu próprio cão que dilacerou essa região do seu corpo.

Após diversos tratamentos para garantir a sua sobrevivência Isabelle ficou com o rosto, mesmo depois de cicatrizado, totalmente desfigurado o que a levou a ser uma boa candidata a intervenção.

Na época ela tinha 38 anos de idade e na primeira coletiva de imprensa após o procedimento ela citou felizmente, “Agora eu posso voltar a ter uma vida normal, pois, tenho um rosto como todo mundo”.

Infelizmente Isabelle faleceu em 2016 por complicações de outra doença. Ela possuía um cancro que se fortaleceu devido aos remédios que ela tinha que tomar por causa do transplante. Em entrevista a família relatou que apesar das consequências Isabelle nunca se arrependeu da cirurgia e foi a óbito como uma mulher feliz por conta da sua nova face.

Apesar de a primeira cirurgia desse tipo ter sido feita apenas em 2015 diversos médicos vem estudando essa possibilidade há muito tempo. Os primeiros estudos relacionados e as primeiras intervenções parciais datam de 1870.

É incrível pensar sobre a evolução da medicina e até onde ela pode chegar, não é mesmo? O que você acha sobre essa cirurgia? Deixe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.