fbpx

Cuidados com o pós-operatório em temperaturas elevadas

  • 7 de novembro de 2019

O nosso corpo possui a capacidade de regular a nossa temperatura a fim de que ela permaneça em aproximadamente 37° Celsius, dessa forma as funções celulares são mantidas, independente se o ambiente está frio ou quente.

Ao estarmos em ambientes com temperaturas muito elevadas, a temperatura do nosso sangue aumenta acima do limite e acabada ocorrendo uma vasodilatação, que é quando os capilares se aproximam da superfície da pele para eliminar o calor. E é aí que está o grande problema, a vasodilatação pode ocasionar sangramentos em áreas que foram operadas e estão em recuperação.

Além, no calor, acabamos suando mais e fica muito mais difícil permanecer em repouso. O que poderia ser um dificultador após um procedimento de cirurgia plástica, por exemplo. E falando em cirurgias plásticas, diversos procedimentos desse tipo exigem o uso de cintas e ataduras no pós-operatório, e em épocas mais quentes, pode ser bastante desconfortável permanecer com essas vestimentas.

Por outro lado, o clima frio é um ótimo motivador para uma boa recuperação no pós-cirúrgico. Dentre os benefícios de se submeter a cirurgias no inverno podemos destacar:

 Facilita a utilização de acessórios necessários no pós-operatório;

 Melhora a nossa capacidade de permanecer em repouso;

 É diminuída a incidência de inchaços, pois a retenção de líquidos e dilatação dos vasos sanguíneos é menor;

 Ajuda a proteger as suturas e futuras cicatrizes da intensidade da luz do sol de verão.

Tem dúvidas a respeito do assunto abordado nesse artigo? Conte para a gente nos comentários que responderemos o mais brevemente possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: