fbpx

Fazer cirurgia plástica é pecado?

  • 20 de dezembro de 2019

Sem levar a discussão para questões relacionadas a religiões específicas, apesar do conceito de pecado estar relacionado à crenças, vamos discutir no nosso artigo de hoje uma dúvida que pode limitar as pessoas na hora de decidir se submeter a um procedimento cirúrgico com fins estéticos. É pecado fazer cirurgia plástica? Entenda melhor:

A maioria das religiões coloca a vaidade exacerbada como algo maléfico para a vida das pessoas, pois elas estimulam que cada um deve aceitar suas condições físicas da maneira que são e que não devem alterar aquilo que foi criado por Deus, em toda sua perfeição. 

Porém, é preciso entender que uma cirurgia plástica nem sempre é algo desnecessário e que não mudará em nada, além da aparência, a vida do paciente. Além das cirurgias estéticas, existem aquelas conduzidas com fins reparadores e também para melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Como exemplo de cirurgias reparadoras temos os casos daquelas que são feitas em pessoas que passaram por procedimento de redução de estômago, e que com a perda severa de peso, ficaram com muita pele sobrando, causando até mesmo dificuldades de locomoção. Portanto, nesse caso a plástica não é uma opção, mas sim uma necessidade. 

Além disso, permeando o campo das motivações estéticas, temos as situações em que a pessoa pode estar sofrendo emocionalmente e psicologicamente devido alguma característica corporal que ela não considera adequada e que não esteja confortável. Nesse caso, também, apesar da motivação ser estética, as consequências vão além e passam pela saúde mental do paciente. 

Na verdade, cada um possui as suas verdades e necessidades, e em todos os casos, elas devem ser respeitadas. Não existe pecado quando você caminha com a sua consciência tranquila. Portanto, se sinta livre para alterar características do seu corpo. Se você não está se prejudicando ou prejudicando ninguém, e está em busca da sua felicidade, que pecado há nisso?

O que a sua religião fala sobre o assunto? Você acha que uma cirurgia plástica pode ser um pecado? Conte para a gente nos comentários suas dúvidas e/ou experiências relacionadas ao assunto e vamos estimular o debate desse tema tão importante para muitos. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: