O que causa embolia pulmonar na cirurgia plástica

• 25 de novembro de 2019

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa bastante medo àqueles que vão passar por um procedimento de cirurgia plástica: a embolia pulmonar. Porém, não precisa desespero. No nosso artigo você irá perceber que, apesar de ser muito grave, seguindo as recomendações médicas, os riscos são drasticamente minimizados. Acompanhe:

O que causa a embolia pulmonar e como evitá-la?

A embolia pulmonar é caracterizada quando um coágulo (trombo) que está fixo na parede de algum vaso, se desprende e cai na corrente sanguínea se dirigindo-se até o pulmão, e obstruindo a passagem de sangue por alguma artéria.

Com isso, o pulmão que estará com uma artéria sem funcionar regularmente e com o fluxo de sangue impedido, sofre alterações que irão refletir em todo o corpo. Em casos mais graves, onde a artéria tenha sido totalmente bloqueada, o afetado poderá sentir fortes dores torácicas, dificuldades para respirar e até mesmo chegar a óbito.

Dentro desse contexto, o tromboembolismo pulmonar — TEP é uma das complicações mais graves em um procedimento de cirurgia plástica. Pois, após a cirurgia, é estimulada, por fatores biológicos, a formação de trombos nas veias, que podem se soltar e cair na corrente sanguínea. Essa formação de coágulos (trombos) pode ocorrer alguns dias após a realização do procedimento.

Para ajudar a evitar o problema, algumas atitudes devem ser tomadas como, por exemplo:

1 — Usar meias elásticas durante e após a cirurgia, em geral 14 dias;

2 — Movimentar-se assim que possível após a cirurgia;

3 — Manter as pernas elevadas;

4 — Uso de medicamentos anticoagulantes, principalmente por aqueles que apresentam risco elevado para desenvolver coágulos;

5 — Não fumar pelo menos por 1 mês da cirurgia;

6 — Cessar o uso de anticoncepcionais antes e por um período depois da cirurgia;

7 — Tomar bastante líquido;

Tem dúvidas ou sugestões relacionadas ao assunto? Compartilhe conosco no campo de comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.