fbpx

Outubro Rosa: É possível reconstruir a mama durante o tratamento de câncer?

  • 29 de outubro de 2019

Nesse mês de outubro é trabalhada a conscientização a respeito do câncer de mama no mundo todo. E seguindo a nossa série de artigos relacionados ao tema, hoje abordaremos a solução para uma questão que causa bastante desconforto estético nas mulheres, a mastectomia (retirada total da mama).

É possível fazer o procedimento de reconstrução das mamas, mesmo estando ainda em tratamento para combater o câncer? Acompanhe:

É possível?

Não apenas é possível como até mesmo pode ser benéfico a paciente fazer a reconstrução das mamas juntamente com o procedimento de mastectomia. A primeira vantagem é a de que a paciente não precisará passar por dois processos cirúrgicos, com internação, anestesia, pós-operatório e tudo mais que uma cirurgia envolve.

A segunda vantagem é a de que a radioterapia, tratamento complementar indicado em alguns casos e estendido a realização da mastectomia, pode causar danos aos tecidos das paredes torácicas e também atrapalhar a cicatrização. Dessa forma, fazendo a reconstrução mamária antes de começar a radioterapia, pode ser benéfico e até mesmo culminar em resultados estéticos melhores.

Além, para aquelas que não irão precisar passar pela radioterapia, a reconstrução mamária imediata também é indicada.

Tem experiências ou dúvidas relacionadas ao assunto? Compartilhe conosco nos comentários e nos ajude a ajudar outras leitoras. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe

Talvez você se interesse por: