Quais são os principais riscos numa cirurgia plástica?

• 14 de janeiro de 2020

Qualquer tipo de procedimento cirúrgico possui riscos envolvidos, e os de cirurgia plástica não ficam de fora. Por isso, a melhor forma de adotar atitudes para minimizar esses riscos, é conhecê-los.

Para te ajudar a entender os principais riscos em procedimentos cirúrgicos, elaboramos esse artigo. Confira abaixo quais são eles e quais as atitudes te ajudarão a reduzi-los:

Riscos

• Surgimentos de hematomas e manchas roxas. Essa complicação é comum e provocada devido ao acúmulo de sangue na região operada e, também, devido ao rompimento de vasos sanguíneos durante o procedimento;

• Inchaços provocados pelo acúmulo de líquidos;

• Infecções diversas, que podem surgir tanto na área da cicatriz como também internamente;

• Trombose devido à formação de coágulos nas veias dos membros inferiores, principalmente;

• Cicatrizes deformadas;

• Diminuição da sensibilidade na área operada.

Como reduzir os riscos?

• Pare de fumar pelo menos um mês antes do procedimento;

• Principalmente para algumas cirurgias, é importante que cesse o uso de pílulas anticoncepcionais pelo menos um mês antes da cirurgia, pois ela aumenta os riscos de desenvolver uma trombose venosa profunda;

• Realize todos os exames solicitados pelo seu médico antes e depois da cirurgia;

• Siga as orientações médicas a risca, como as de manter repouso e utilizar meias compressoras, por exemplo;

• Tome todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião, prestando atenção nos horários e frequência diária.

Já experimentou algum tipo de complicação em cirurgias plásticas? Conte pra gente a sua experiência e vamos ajudar outros leitores. E, se faz sentido para você, curta e compartilhe o nosso conteúdo.